sábado, 11 de junho de 2011

Especial "Dia Dos Namorados" Lado B - Eduardo Martinez


No Lado A tudo são flores, aqui entra o inverso. Todo amor que se preze tem uma dose de sofrimento. Na minha seleção do Lado B, essa face oposta ao amor aparece de várias formas. Despedida, solidão, desilusão e tristeza. Dito isso, se você quiser começar ouvindo essas músicas e terminar com o Lado A, para terminar o dia melhor, respeito sua escolha.


Frank Sinatra - In The Wee Small Hours Of The Morning

A música que é do disco de 1955 que tem o mesmo nome. É considerado por muitos o melhor disco já feito sobre separação. Foi feito logo após o término do romance de Sinatra com Ava Gardner e em um momento de dificuldade na carreira do cantor. A música transpira saudade e desilusão. Ouvir com calma e prestando atenção é de quebrar as pernas.





Jeff Buckley – Last Goodbye

O tema aqui, como o nome indica, é despedida. Com direito a toda dor e sofrimento que é possível quando você vê um grande amor se acabar. Aquele momento em que dizer “último abraço” ou “último beijo” podem doer mais que punhaladas nas costas, especialmente quando uma das partes ainda não se convenceu que o sentimento que havia, definitivamente, acabou.





Joy Division – Love You Tear Us Apart

Outra canção sobre despedida. Mas aqui o sentimento é mais de tristeza do que de desespero. A atmosfera gélida parece perceptível mesmo sem conferir a tradução da letra. Aí então, quando você entende, piora. “Quando a rotina corrói duramente/E as ambições são pequenas/E o ressentimento voa alto/Mas as emoções não crescerão/E vamos mudando nossos caminhos/Pegando estradas diferentes”.




The Beatles – I Want You (She’s So Heavy)

Se Beatles apareceu no Lado A como exemplo de fofura, eles também estão no lado negro da força mostrando toda a tensão que um relacionamento pode ter. A música, escrita por John Lennon, dizem que foi inspirada em seu relacionamento com Yoko Ono. A letra toda se resume a: “Eu quero você/Eu quero você tanto/Está me deixando louco/Eu quero você/Ela é tão pesada”.




The Cure – Just Like Heaven

Tudo começa lindo, a música sugere um relacionamento comovente de tão perfeito. Mas conforme a canção se desenvolve percebemos que há algo errado. A interpretação é aberta, mas a letra mostra que, ou tudo não passa de um sonho, ou o personagem da música perdeu seu grande amor. É bem triste. “A luz do dia me deixou em forma/Eu devo ter adormecido por dias/E movi meus lábios para respirar seu nome/Eu abri meus olhos/E me encontrei sozinho, sozinho, sozinho.../Acima de um mar revolto/Que roubou a única garota que eu amei/E afogou-a dentro de mim”

Nenhum comentário: